Dreamhost

Buscar uma recolocação na internet já era costume de todo mundo antes da pandemia e algumas outras opções presenciais, como: os contatos com sua rede de relacionamentos e em eventos de networking é algo que agora se tornou mais complexo.

Segundo dados do IBGE, a Pandemia destruiu um recorde de 4,9 milhões de postos de trabalho até abril

Parece que agora tudo será on-line.

As indicações virão através de suas redes sociais mais precisamente e preferencialmente o LinkedIn, os eventos serão através de lives, videoconferências, Youtube

O uso de webcam, ferramentas de videoconferências e o vídeo currículo serão as formas que recrutadores utilizarão fortemente e nem adianta dizer que não gosta porque não teremos outra forma a não ser nos prepararmos para este novo cenário.

 E como se preparar?

Faça alguns vídeos para treinar, escolha um fone de ouvido que te agrade, o melhor local e ângulo para você aparecer e ter qualidade de imagem e grave alguns testes para te ouvir e se ver, para então ir fazendo algumas alterações.

Minha dica é que tente ficar o mais à vontade possível nas videoconferências já que esta será nossa mais nova e mais intensa forma de interação humana sejam elas para entrevistas, reuniões, dinâmicas e encontros com as equipes e até entre amigos e familiares.

Processos seletivos remotos chegaram para ficar!

Os  novos formatos de entrevistas que eram tendências, agora viraram rotina, tais como entrevistas por vídeo ou áudio, vídeo-currículos, dinâmicas online e “hackathons”.

É importante testar áudio e vídeo com antecedência e reservar um local calmo e livre de interrupções, isso vai demonstrar profissionalismo e interesse na vaga. 

Em entrevistas por vídeo o ritmo é diferente do presencial, é importante praticar a escuta e estruturar seu discurso com algumas pausas, para que o entrevistador possa interromper com alguns comentários ou perguntas.

Aconselho tentar estabelecer diálogos próximos e pelo menos semanais com o recrutador, mostrando interesse no andamento do processo de recrutamento e seleção e também minimizando a sua ansiedade.

DreamHost

Antes de buscar uma nova recolocação… cuidar da sua saúde mental é imprescindível

O melhor para o momento é investir em saúde mental.

Enquanto o seu novo emprego não chega, invista na sua saúde seja ela física, emocional ou mental para estar bem na hora que surgirem as entrevistas e seguir em busca de seus objetivos.

Equilibre seus pensamentos, ajuste seu foco para a positividade e busque olhar para a vida com gratidão. Trazendo essas qualidades para sua mente, irá te ajudar muito para entender o cenário atual e buscar novas oportunidades com tranquilidade e não sair cadastrando seu currículo em qualquer oportunidade.

O equilíbrio emocional e a motivação são imprescindíveis para se manter focado para buscar recolocação e se você não estiver fortalecido nesses aspectos, pode desperdiçar uma boa oportunidade prejudicando sua performance em uma entrevista.

“Eu como recrutadora, me apavoro em receber currículos que nada se alinham ao perfil anunciado, isso é desperdício de tempo para você que busca uma recolocação porque acabo realmente não olhando para seu currículo uma vez que estou focada em atender o meu cliente com qualidade e realocar um profissional o mais rápido possível.”

Temos muitas oportunidades de aprendizado nesta crise

Invista no seu próprio aprendizado, isso fará você ter mais destaque em qualquer processo seletivo.

Na quarentena surgiram diversas possibilidades, posso dizer milhares de formas para se aperfeiçoar e o melhor, gratuitamente. Foram disponibilizados cursos, workshops, lives, e-books, palestras e muitas outras oportunidades para seu auto desenvolvimento, importante focar na área, fazer suas melhores escolhas e ter o máximo de disciplina e comprometimento com aquilo que você se propôs a fazer.

Quer dicas para gerir sentimentos como raiva, tristeza e frustração e melhorar sua disposição para enfrentar adversidades?

A psicóloga e palestrante Gemma Roberts tem um curso no LinkedIn Learning gratuito até o final deste mês de junho. 

É importante aumentar sua inteligência emocional nesses tempos tão difíceis!

Agora, se quiser aperfeiçoar seu marketing pessoal ou melhorar sua comunicação para esses novos tempos digitais, tenho indicado esses cursos que apesar de serem pagos, é um investimento super válido para a qualidade em suas apresentações sejam elas para entrevistas, reuniões ou eventos através das videoconferências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá 👋, podemos ajudar?