Você já sabe seu perfil comportamental?

Como cada perfil age em equipe? Conhecer o seu perfil comportamental ajuda a entender melhor quem somos, como e porque somos como somos, fortalece seu marketing pessoal, potencializa suas habilidades e entende os pontos no qual precisam de melhorias. E conhecer o perfil comportamental de cada um da equipe é um caminho excelente para usufruir de todo potencial do time. 

Uma das maiores dificuldades dos gestores, é conseguir repassar informações e delegar responsabilidades para os seus liderados de forma clara e objetiva, e isso não se resume apenas em como falar, mas também na forma como o gestor irá distribuir essas responsabilidades de acordo com os skills de cada um da equipe.

Saber direcionar a atividade para o profissional com o perfil mais adequado, vai atender seus resultados com maior precisão com uma equipe melhor direcionada e de certa forma motivada.

Hoje, as empresas buscam talentos que tenham na bagagem um perfil comportamental alinhado com a empresa,  o tal do fit cultural, nesta análise estão inseridos valores, ideais e objetivos que podem, ou não, estar alinhados com a cultura da empresa, além das capacidades técnicas.

Reconhecer o perfil ideal, os tipos de pessoas que compõem ou busca para sua equipe é uma maneira de compreender quais potenciais estão à sua disposição.

De qualquer maneira, a análise dos perfis comportamentais é o primeiro passo para formar uma equipe de alto desempenho.

Então, vamos dar sequência e apresentar aqui algumas formas de como cada perfil age em equipe:

Perfil D – Apresenta estratégias e estabelece ordens, assumindo o controle e tomando decisões, escutando pouco os outros e agindo com extrema sinceridade e franqueza.
Características: É direto, decidido, rápido, autossuficiente e impaciente.

Perfil I – Apesar de se distrair facilmente buscando aceitação, é um perfil criativo, sempre com novas ideias, sabe motivar as pessoas aumentando o engajamento e promovendo integração.
Características: Inspirador, criativo, otimista e entusiasmado.

Perfil S – Tem bom desempenho para cumprir tarefas, acompanhando e escutando as demandas e fornecendo suporte a todos. Costuma ter resistência a novas ideias e pouca iniciativa.
Características: Cuidadoso, paciente, calmo, apoiados e sincero.

Perfil C – Age discretamente e com prudência se comunicando apenas quando achar necessário. Estrutura bem os processos controlando a qualidade e sendo crítico no panorama geral.
Características: Sistemático, disciplinado, discreto e lógico.

DreamHost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá 👋, podemos ajudar?