Quando falamos de empregabilidade, ela está automaticamente ligada a qualificação.

Com esse cenário, o que o profissional deve fazer para garantir a sua empregabilidade?

Algumas pessoas conseguem enxergar nesses momentos boas oportunidades para investir em si mesmas, se desenvolver e se capacitar, o que acaba aumentando as possibilidades de carreira e emprego, passando até mesmo a ser mais desejáveis pelas empresas.

Garantir a empregabilidade é a capacidade de ser empregável, compartilhando e conseguindo empregar seus conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidos por meio de treinamento e educação às novas necessidades do mundo corporativo, é se tornar imprescindível dentro da organização ou da equipe.

Conheça algumas maneiras para garantir a empregabilidade:

  1. Autoconhecimento: fundamental para a identificação e desenvolvimento de suas competências técnicas e comportamentais, se tornando um agente do processo de evolução e crescimento. Conhecer-se, saber o que quer e principalmente o que buscar para agregar na sua carreira, permite aos profissionais uma maior precisão, uma maior aprovação e um índice de aproveitamento mais elevado na manutenção da sua empregabilidade.
  2. Inteligência Emocional: comportamentos e atitudes do profissional são capazes, prioritariamente, de determinar o sucesso na carreira. Desta forma, educar-se emocionalmente, saber agir assertivamente diante de circunstâncias adversas, conta e muito para que você mantenha o nível de empregabilidade em alta. Ter a capacidade de atuar com equilíbrio e maturidade na demonstração de sentimentos, interesses, necessidades e expectativas frente às diferentes situações. Focar no planejamento e nas oportunidades de desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional e não nas notícias ruins que ouve. Não se deixar influenciar pelos pensamentos negativos.
  3.  Interação Social (trabalhe em equipe): Saber lidar com pessoas está cada vez mais raro, acontece que estamos na era da informação, aonde a tecnologia juntamente com a internet, ditam novas formas de interação e comunicação. A interação social, o saber compartilhar conhecimentos, ajudar o próximo, desenvolver pessoas ensinando o que você sabe, faz se tornar uma pessoa imprescindível e garantir sua empregabilidade. Então, opine, ajude, elogie, cobre! Busque sempre o melhor por meio das pessoas de seu grupo.
  4. Produtividade: se dedique, se esforce, busque se superar sempre e tenha foco para ir além do que a empresa espera, demonstrando disposição para enfrentar novos desafios. A produtividade é o resultado daquilo que é produtivo, ou seja, do que se produz, do que é rentável. Tenha iniciativa e seja proativo, demonstrando o interesse pela empresa e em continuar fazendo parte da mesma.
  5. Criatividade e inovação:  a criatividade é fundamental para a resolução de problemas, discernimento, compreensão e estabelecer bons relacionamentos. Sugira ideias inovadoras e proponha novas alternativas para ajudar a empresa, pois uma grande ideia pode fazer toda a diferença. Ter uma atitude positiva e ver em cada problema uma oportunidade de exercitar a criatividade e a inovação, faz com que as pessoas a sua volta entendam sua funcionalidade e o quanto é importante para a organização.
  6. A visão de dono (seja empreendedor): Não existe contratação de alguém para trazer problemas, muito pelo contrário, o bom prestador de serviço é um solucionador dos problemas e desafios que surgirem. Ter a visão e principalmente pensar e agir como dono do negócio é condição ‘sine qua non’ para fortalecer sua empregabilidade.

Conquiste seu mundo, seja indispensável, imprescindível, essencial, se motive e mãos à obra!


DreamHost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *