Aprenda fazer um currículo bem elaborado e matador!

A triagem de currículos faz parte da fase inicial da seleção, o currículo em papel ainda é a forma mais comum e simples na identificação do perfil de acordo com as expectativas da vaga.

Por isso, lembre-se que tudo começa pelo currículo e que este seja, objetivo, organizado e transparente, é ele que poderá facilitar sua jornada em um processo seletivo.

Os recrutadores costumam ter muitos currículos para ler, portanto, se as informações do seu currículo não atraem logo de cara, você corre o risco de perder a oportunidade de emprego já que eles tem um limite de tempo para ler cada um deles.

Ter boa experiência profissional e excelente formação, se não transmitidas adequadamente para o documento, não adiantará em nada já que o currículo funciona como seu cartão de visitas profissional. Procure então ser objetivo, mas evidenciar suas competências.

Quando pensamos em fazer um currículo geralmente utilizamos um modelo pronto e alteramos as informações listando todo nosso histórico profissional. Este é um erro bem comum cometido pelas pessoas na criação do currículo e que geralmente é a causa de muitos outros erros.

Um currículo bem elaborado exige um alinhamento entre a posição que você pretende atuar e os seus conhecimentos e experiências. Um bom currículo não garante que você seja contratado, mas pode ser o diferencial para a próxima etapa do processo seletivo.

Muitos profissionais ainda têm dúvidas relacionadas à disposição das informações, principalmente com a atualização constante do mercado de trabalho.

Você está enviando dezenas ou centenas de currículos sem nenhum retorno?

Verifique se você tem pelo menos 70% de aderência aos requisitos da vaga, se realmente seu perfil está alinhado e compatível a oportunidade, visto isso, aí sim você se candidata desenvolvendo uma breve apresentação informando seus conhecimentos e habilidades.

Caso mesmo assim não está tendo retorno, talvez seja hora de contratar um serviço especializado em revisão e elaboração do seu currículo ou um Consultor de Carreiras poderá ajudá-lo nessa tarefa.

Confira aqui 10 dicas para aperfeiçoar o seu currículo:

  1. Atenção às informações pessoais.
    O currículo deve conter dados pessoais básicos e de contato – nome e data de nascimento, bairro e cidade, email e telefone de contato. Confira todas as informações para não conter erros, principalmente nas informações de contato.
  2. Seja claro e objetivo nas informações.
    O ideal é que um CV não contenha mais de três páginas, sendo duas o ideal.
  3. Adapte o currículo para cada vaga.
    Monte um currículo específico de acordo com cada vaga, realçando as experiências e atividades mais relevantes em relação ao cargo e requisitos solicitados.
  4. Qualificações.
    É importante incluir suas qualificações e suas maiores expertises para que o recrutador com facilidade já identifique a relevância do seu perfil à vaga.
  5. Formação, cursos e certificações.
    Procure deixar sempre estas informações atualizadas a cada especialização que fizer. Algumas empresas pedem certificações e muitos esquecem de adicionar ao currículo.
  6. Seja verdadeiro.
    Não inclua experiências e habilidades que não possui. É comum que, antes da contratação, as empresas peçam testes técnicos e avaliações comportamentais – informações falsas podem ser detectadas e isso pode resultar na perda da oportunidade.
  7. Ao enviar o CV, sempre especifique a vaga que lhe interessa.
    Ao enviar o currículo por e-mail, adicione o título ou código da vaga no campo “assunto” – assim, o selecionador sabe imediatamente para qual vaga você está se candidatando. Uma breve apresentação no corpo da mensagem também ajuda a deixar uma primeira impressão positiva.
  8. Preste atenção na estrutura e organização do currículo.
    As experiências profissionais devem ser listadas em ordem cronológica, ou seja, da mais recente à mais antiga e o ideal é colocar no máximo seis empresas que você já passou, deixando as outras para serem faladas na entrevista, se necessário. Lembre-se de adicionar uma breve descrição das atividades desempenhadas em cada cargo!
  9. Linkedin.
    É importante informar sua identificação no LinkedIn, a maioria dos recrutadores o utilizam para obter informações profissionais e conhecer um pouco mais do candidato, esteja sempre com sua página atualizada e completa com suas informações.
  10. O visual/ design do currículo é importante!
    Utilize recursos como negrito e itálico para destacar informações relevantes, mas evite misturar fontes e tamanhos de texto – um visual básico e clean é o ideal. Prefira currículos em formato PDF e salve utilizando o seu nome como título do arquivo.
DreamHost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá 👋, podemos ajudar?